segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Erro 1203: no Contábil, ao liberar lançamentos importados do Fiscal

Ao tentar fazer a liberação dos lançamentos importados do fiscal, ocorre este erro 1203, e após sucessivas confirmações no mesmo lançamento, da outro erro 1212, no final. Isto ocorre quando os arquivos de movimentação da empresa, ainda não foram criado para o ano corrente(que esta sendo feito a liberação). Basta ir até a opção de Movimentação/Digitação de Lançamentos, que o sistema vai perguntar para criar movimento, é só confirmar e fazer a liberação novamente, se não tiver sido liberado todos lançamentos.
Obs: Verifique se o Ano do Movimento esta correto, na barra de ferramentas, botão, Config.Pastas.

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Impressão de Guias sem ter que Gerar

As Guias podem ser impressas diretamente, sem ter que realizar a geração, para isto acesse a opção, Guias e Arquivos Magneticos / Emissão de Guias de Recolhimento e, do lado esquerdo da tela clique na aba, Digitação/Manut. , na barra de ferramenta, clique em Novo, informe o período, empresa, etc...
Detalhe: se a data de vencimento não estiver habilitando, pode-ser necessario antes, verificar se há guias já gerada, e deleta-las, se não ele não permite imprimir direto, sem gerar.

Compensando Saldo Anterior - PIS/COFINS

O Procedimento para compensar saldo anterior, referente a PIS/COFINS é o seguinte:

Se a Empresa não teve movimento lançado no ano anterior, ou seja na origem do crédito, deve-se primeiro, criar os arquivos de movimentação do ano, para que seja possivel, informar algum valor , conforme necessidade.

Resumo:
1) Alterar para o Ano à ser utilizado, em Config.Pasta, na barra de ferramentas.
2) Criar Arquivos Zerados, referente ao movimento ano.
3) Verifique se o movimento se não esta bloqueado, para que seja possivel o programa gravar os valores à alterar, acessando a opção Bloqueio - Digitação de Notas.
4) Acessar a Rotina de Encerramento do Período
5) Clique na icone Calendário, no canto superior esquerdo, e confirme a data de referencia a ser fechado, e clique em Salvar.
6) Em Rotina de Encerramento do Período, antes de informar os valores a compensar, clique em Calcular Saldo e confirma a pergunta, para o programa zerar os campos com valores, em seguida clique em Salvar.
Obs: Os valores devem ser lançados conforme o movimento de NFs:
.Vendas Normal, informar em: Saldo Credor para periodo seguinte.
.Vendas Serviços, informar em: Saldo a compensar periodo seguinte(serviços).
7) Feito isto, modifique o Config.Pasta, para o Ano Seguinte, acesse a rotina de encerramento, novamente, verifique a Data Referencia no, icone Calendario, se esta correto, e faz a apuração(fechamento).

Detalhe:
Se informado valores a compensar em Digitação de Valores, lá em Apuração/Consulta de Apuração/Faturamento/Digitação de Valores, ( o programa vai SOMAR o valor informado ).

Erro quanto ao Encerramento do Período

Existe um bug no programa que faz o encerramento do período, referente ao campo de saldo anterior à compensar(pis/cofins), toda vez que vc entra pra encerrar, ou seja, abre e fecha o período para encerrar, o programa está duplicando o valor do saldo a compensar !!! , aguardando posição da prosoft.

Conclusão: Acesse a rotina de encerramento do periodo, antes de tudo clique em Calcular Saldo, para ele ZERAR os valores calculados, e depois clique em SALVAR, para calcular novamente.

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Erro na exibição das NF digitadas - ECF

Após digitado as Notas Fiscais ECF, ocorreu um erro, onde as NF´s não estavam sendo exibida quanto efetuado uma Consulta, e, quando realizar a impressão do Livro de Saídas, imprime-se: NÃO HÁ MOVIMENTO A SEREM IMPRESSO.
Se erro ocorre, por um problema de gravação, ou uma parametrização errada relacionado ao ECF. Solução: Regravar as Notas novamente(todas).

Erro: 1205 ao Gravar a Darf Pis/Cofins

Guia do Darf Pis/Cofins gerado com sucesso, e quando foi realizar a impressão ocorreu a seguinte Menssagem:

Erro: 1205 ao gravar a DARF, Darf não Processado,
não existe darf a serem impressos.

Isto ocorre quando foi realizada varias tentativa de geração da guia do darf pis/cofins, ou somente uma das duas guias. Ocorre que quando faz-se geração da guia, a mesma é gravada em um arquivo de controle local no modulo fiscal e, quando a guia é impressa o programa atualiza um determinado arquivo de controle de guias impressas(DARF), lá no Controle de Tributos. Daí ocorre o erro 1205, na tentativa de regravar novamente a mesma guia, uma vez que ela já existe, e o programa não permite.
A principio a solução encontrada: Ainda na Opção Emissão de Guia de Recolhimento, acessa a aba, Manutenção de Darf e consulta as guias gerada da Empresa pretendida, se houver, faz-se a Exclusão das mesma primeiro., Depois vai até o Módulo Controle de Tributos, opção Tributos Federais/Posição Tributária, e consulta se há Darf gravado aqui para a Empresa. uma vez constatado, feche a janela e, acesse a opão Exclusão de Darfs - Atenção, selecione a Empresa pretendida, veja bem, a Empresa + Perído de Apuração + Vencimento + Cód.Receita, estando certo disto, faz-se a Exclusão. Volte no Módulo Fiscal e, faz novamente a Geração e a Impressão.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2007

Preparando e Gerando a Dirf

A Preparação e Geração da Dirf realizada pelo Depto.Pessoal, é feita acessando o seguinte módulo:

1.0) Módulo Paramentro Gerais
1.0.1) Emissão de Guias e Relatórios Legais
1.0.1.1) Manutenção e Geração do arquivo da DIRF
1.0.1.1.1) Opção, Prepara arquivo para Geração, informe o ano base, selecione a unidade onde se encontra os dados, sem seleção de empresas(todas).

Quanto as Abas:

GPR, marque GPR-Controle de Sócios e Filtra Código Receita, NÃO MARQUE apenas IRF.
AUT, idem
GPS, idem
LOC, idem
SPJ, idem
CPY, nao temos Company
LFS, nao temos (averiguar)
Logo após, clique em Prepar Arq.DIRF.

1.0.2) Geração do Arquivo
1.0.2.1) clique em Geração
1.0.2.1.1) Guia, Dados Auxiliares
1.0.2.1.2) Preecher as informações do Escritorio(responsável);
1.0.2.1.3) Na guia, Arq.Texto DIRF, selecione o responsavel pela entrega, a Unidade de Leitura, o drive de gravação, Ano base e a empresa uma por vez, clique em Inicia Geração.

OBS: se a empresa nao tem nada de Assalariado, Retenção .. , ai sim quando da Preparação, marcar a opção apenas I.R.F., neste caso faz-se duas Preparação e posteriormente a Geração.

Geração e Impressão guia do Simples

A Processamento e Impressão do Darf do Simples, será realizada pelo Depto.Fiscal à partir de Janeiro/2007; acesso é feito através do Módulo Contábil:

1.0) Módulo Contábil
1.0.1) opção, Imposto de Renda de Pessoas Juridica
1.0.1.1) clique em, Cálculo do Simples.

Impressão de Guias com Vencimento Errado

Uma vez gerado a Guia a ser Impressa, e a mesma sair com a data do vencimento errada conforme geração, não se consegue corrigir regravando; deverá ser Removida e gerada novamente com a data de vencimento correta.

1.0) Modulo Fiscal
1.0.1) Guias e Arquivos Magnéticos
1.0.1.1) Emissão de Guias de Recolhimento
1.0.1.2) Para Remover
1.0.1.2.1) clique em Manutenção e Digitação de Guias
1.0.1.2.2) Informe a Empresa
1.0.1.2.3) Selecione a guia e clique em Remover na barra de ferramentas.

1.0.1.3) Para Gerar nova Guia
1.0.1.3.1) clique em Geração
1.0.1.3.2) Selecione a unidade da federação
1.0.1.3.3) Selecione o tipo de guia a ser gerado informe os parametros conforme necessidade e clique em Gerar Guias.

Erros de Execução

Erros na execução do Sistema Prosoft Windows:

Quando exibir mensagem de erros do tipo:

430, 429 - trata-se de erros na execução de bibliotecas utilizadas no sistema ( dll´s e/ou ocx ), neste caso, a solução e: realizar nova atualização dos componentes na estação onde ocorreu o erro(local), deverá resolver este problema.

Importando Movimento Saídas - TXT

Para Importar dados no formato .TXT, no Prosoft Windows, é necessario primeiramente que o arquivo .TXT, estejam no Layout do arquivo desejado(saídas ou entradas..), conforme especificado no sistema.

Acesse as seguintes opções:

1.0) Módulo Fiscal
1.0.1) Documentos Entradas e Saídas
1.0.1.1) Importação de Arquivos
1.0.1.2) Para Visualizar ou Imprimir LAYOUT
1.0.1.2.1) clique em Layout de Importação em TXT, selecione e faça a impressão..

1.0.1.3) Para Importar Movimento Notas de Saídas
1.0.1.3.1) clique em Importação de Dados em TXT
1.0.1.3.2) Informe a Código da Empresa
1.0.1.3.3) Na Aba de Importação, Escolha o tipo de Notas a serem importadas (entradas ou saídas), e clique em Abrir, posicione na pasta onde esta o arquivo esta disponível, selecione-o e clique em abrir, em seguida clique em Iniciar Importação.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Importando Arquivo de Clientes - Prosoft DOS

Importação do Arquivo de Clientes do Prosoft DOS, para o Prosoft Windows:

1.1) Acesse Modulo Fiscal,
1.1.1) Opção Cadastro, clique em Clientes e Fornecedores,
1.1.2) Na barra de Ferramentas, clique em Importação
1.1.3) Selecione Importação de Arquivos DOS,
1.1.4) Informe a pasta onde se encontra o arquivo do prosoft DOS, por default, fica em F:\LFS,
selecione o arquivos LFSCI???.BTR, onde ???, é o código do arquivo parametrizado no cadastrado de empresa ou, um código de empresa, se for especifico.
1.1.5) Depois de informar o caminho onde fica o arquivo a ser importado, pressione Enter, e selecione o mesno na caixa CLIENTES, assinalando-o, e clique em Iniciar Processamento. Termando clique em Sair e Fechar a tela.

1.1.6) Obs: se o arquivo a ser importado estiver na pasta default do prosoft-DOS, só deverá ser realizado a importação do mesmo, caso não tenha ninguem utilizando o Módulo Fiscal do Prosoft DOS, senão dará erro de compartilhamento. caso contrário, sendo necessario realizar a operação tendo alguem utilizando o modulo fiscal, no prosoft DOS, copie o arquivo para uma outra Pasta na Rede, e realize os procedimento apartir da opção 1.1.3.

Erro ao Criar arquivo Zerado

Ao criar arquivos zerado para um novo ano, referente ao modulo Fiscal, foi constatado que quando a empresa, já havia movimento no ano anterior (2006), o sistema não esta criando os arquivos necessarios para inicializar o movimento do ano solicitado (2007), listando varios erros criticos na tentativa de criação dos arquivos.

O feito uma solicitação junto a Prosoft referente a este erro, e depois de uma semana foi constatado o problema, informando que seria corrigido no proximo boletim; de momento, a solução encontrada foi a seguinte:

1.1) A Prosoft, enviou os arquivos zerados para nós, a serem copiados na pasta referente a Empresa com problema.
1.1.1) Acessar rotinas gerais, opção criação de arquivos, checagem das bases, executar utilitario, iniciar bloqueio, em seguida, avançar, em Database, selecione a empresa, avançar, selecione referenciar, avançar desmarcar a primeira opção e marcar a ultima, ficando as duas ultimas opções marcadas, avançar, ADD ALL, avançar até concluir.
1.1.2) realizar este procedimento, por duar vezes, pois na primeira vez, dará erro.

Apurando Pis e Cofins

Para fazer a apuração do Pis e Cofins deve-se primeiro, fazer a criação dos Titulos para Apuração.

1.1) Acesse Módulo Fiscal
1.1.1) Selecione opção Apuração,
1.1.1.1) Clique em Titulos para Apuração,
1.1.1.2) Na Barra de Ferramentas, clique em Criar Titulos para DACON,
1.1.1.3) clique em Fechar.

1.2) Encerramento do Periodo,
1.2.1) Faça o encerramento do periodo, antes de apurar o pis e cofins, preste atenção no mês/ano, referência em que estiver encerrando, antes de encerrar.

1.3) Verifique se o Movimento não esta Bloqueado, se estiver faça o desbloqueio, para que possa ser realizado a apuração do movimento.
1.3) Selecione opção Apuração,
1.3.1) Clique em Consulta da Apuração,
1.3.1.1) Opção Faturamento em seguida, Consulta Pis e Cofins, infome o periodo e Consulta.

Empresas com ECF

Todas empresas que emite cupom fiscal ( ECF), deverá ser realizado uma parametrização especifica:

1.1) Módulo Fiscal, opção Tabelas
1.1.1) Opcão, Parâmentros Mapa Resumo ECF
1.1.1.1) Informe a Empresa, em seguida:
1.1.1.2) Série: ECF, esp.Documento: 2ECF, tipo de equipamento: 2D,
1.1.1.3) Modo Integração Mapa Resumo: 2-Redução Z, uma a uma,
1.1.1.4) Aba CFOPs: Informe, 5102 para Vendas e, 5405 para Subst.Tributaria,
1.1.1.5) clique em Salvar, e sair.

2.1) Módulo Fiscal, opção Cadastro
2.1.1) Opção, Equipamentos ECF
2.1.1.1) Informe a empresa e, clique em novo,
2.1.1.2) Informe o Código ECF, ex: 001, série dos documentos: ECF
2.1.1.3) Informe o Numero de Série, confome cupom, e a Data de Inicio, idem anterior..
2.1.1.4) clique em Salvar, Feche a tela, e Sair.

Alterando Cadastro de Empresas - Fiscal

Após a criação dos arquivos zerados para movimentação do ano, deve ser feita algumas parametrização no cadastro de empresas, referente ao módulo fiscal:
Acesse Tabelas Gerais, Cadastro de Empresas, Módulo Fiscal.

1.1) Aba Federal
1.1.1) Informe o Regime de Tributação, e a Data de Inicio, ex: 01/01/2007, se a empresa não teve saldo credor referente ao ano anterior.
1.1.2) Informe o Tipo de Contribuição, e a Data de Inicio, idem anterior..
1.1.3) Informe a Classe da Aliquota PIS/COFINS
1.1.3.1) Obs: vale a classe informado aqui, somente se não estiver informado nada no campo referente, na digitação das notas fiscal; caso contrario vale o que estiver informado na NF.

2.1) Aba Estadual
2.1.1) Informe o Tipo de Tratamento Fiscal e a Data de Inicio, ex: 01/01/2007.
2.1.2) Informe o Tipo de Recolhimento de ICMS e Data de Inicio, idem anterior.
2.1.3) Informe o Tipo Especifico São Paulo e a Data de Inicio, idem anterior.

3.1) Aba Municipal
3.1.1) Informe a Tabela de Serviços, obs: (se a empresa for serviços).
3.1.2) Selecione os Modelos de Templates de Nota a ser Utilizado.

Criação de Arquivo por Empresa

Todo inicio de ano, deve ser criado os arquivos zerado, referente ao inicio da movimentação do ano. Para isto acesse o módulo fiscal, opção rotinas auxiliares, criação de arquivos por empresa, informe a empresa e confirme a criação, verifique a confirugação de pasta antes, para ver ano que esta habilitado.