quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

Compensando Saldo Anterior - PIS/COFINS

O Procedimento para compensar saldo anterior, referente a PIS/COFINS é o seguinte:

Se a Empresa não teve movimento lançado no ano anterior, ou seja na origem do crédito, deve-se primeiro, criar os arquivos de movimentação do ano, para que seja possivel, informar algum valor , conforme necessidade.

Resumo:
1) Alterar para o Ano à ser utilizado, em Config.Pasta, na barra de ferramentas.
2) Criar Arquivos Zerados, referente ao movimento ano.
3) Verifique se o movimento se não esta bloqueado, para que seja possivel o programa gravar os valores à alterar, acessando a opção Bloqueio - Digitação de Notas.
4) Acessar a Rotina de Encerramento do Período
5) Clique na icone Calendário, no canto superior esquerdo, e confirme a data de referencia a ser fechado, e clique em Salvar.
6) Em Rotina de Encerramento do Período, antes de informar os valores a compensar, clique em Calcular Saldo e confirma a pergunta, para o programa zerar os campos com valores, em seguida clique em Salvar.
Obs: Os valores devem ser lançados conforme o movimento de NFs:
.Vendas Normal, informar em: Saldo Credor para periodo seguinte.
.Vendas Serviços, informar em: Saldo a compensar periodo seguinte(serviços).
7) Feito isto, modifique o Config.Pasta, para o Ano Seguinte, acesse a rotina de encerramento, novamente, verifique a Data Referencia no, icone Calendario, se esta correto, e faz a apuração(fechamento).

Detalhe:
Se informado valores a compensar em Digitação de Valores, lá em Apuração/Consulta de Apuração/Faturamento/Digitação de Valores, ( o programa vai SOMAR o valor informado ).

Nenhum comentário: